
Entenda quais são os sinais e as formas de prevenir e buscar ajuda
DE QUEM ESTÁ PLANEJANDO A PRÓPRIA MORTE
Preste atenção naqueles que são muito calados, não expressam seus sentimentos e/ou que apresentam fragilidades para enfrentar as dificuldades e perdas; e também naqueles que são muito dependentes e que não sabem tomar decisões sozinhos, e ainda naqueles que apresentam sintomas de depressão.

Pessoas com ideias suicidas normalmente abandonam atividades de lazer, o cuidado de si, desinteressam por coisas cotidianas, encerram contas de bancos, deixam mensagens e orientações
QUE CONTRIBUEM PARA EVITAR
O PRIMEIRO PASSO é prevenção que é feita através de estudos sobre o assunto, conversas em família, na disciplina educacional, pelo fortalecimento do caráter e da personalidade, onde o indíviduo aprenda a lidar com as perdas e ganhos na vida, lidar com as situações de muito estresse e de outros extremos. Para isso, o projeto SUICÍDIO: É PRECISO FALAR oferece um calendário de estudos, palestras, orientações e diálogos para desvendar esse universo chamado suicídio. Conheça o tema suicídio nas obras de Allan Kardec. Clique aqui.
OUTROS PASSOS: restringir acesso a instrumentos e substâncias perigosas, se inserir na sociedade por meio de emprego, manter ligações com a família e ter relacionamentos.
ALERTA: PESSOAS QUE PERDEM ESSES VÍNCULOS SOCIAIS SÃO CONSIDERADAS MAIS SUSCETÍVEIS A TENTAR O SUICÍDIO
O papel da família
Os familiares devem ficar alertas aos sinais que as pessoas dão de que podem ter pensamentos de morte. Segundo o psiquiatra Bruno Caetano, elas falam que querem morrer, dão indiretas, ficam deprimidas e abusam do álcool. “Se a pessoa passou por uma situação de muita dor, tem esse tipo de comportamento e apresenta desesperança. É uma luz de alerta.”
Reconhecer e tratar a depressão pode evitar o suicídio, segundo a psicóloga Rosângela de Oliveira Silva. “A depressão, muitas vezes, é vista como fraqueza e não doença. Mas é algo muito sério. Além disso, a negação piora muito a situação. Os casos chegam até nós (profissionais) já muito graves, principalmente dos adolescentes. É preciso ficar alerta. Se a pessoa estiver mais quieta, com choro, com pensamentos negativos, pode ser depressão e comportamento suicida”, afirmou a psicóloga.
FONTE: http://bit.ly/2qCLxRi
MENTAIS PODEM PRECEDER O SUICÍDIO
TRANSTORNOS DE HUMOR: bipolaridade e depressão. Esquizofrenia, psicose, neurose, transtorno de personalidade, abuso de álcool e outras drogas.
DEPRESSÃO: os sintomas são de insônia, perda de apetite ou ganho de peso, ideias pessimistas.